15 de jun de 2009

Obrigado Senhor !!




Gente eu tava aqui morrendo de medo do exame , um pouco mais tranquila , mas ainda com o coração apertado sabe... daí disse pra Deus que esta nas mãos dele e que sei o quanto ele é maravilhoso.
Daí entro no blog da nossa amiga Maria Tereza e tem uma msg linda dizendo que temos que louvar a Deus nos momentos mais dificeis. Sei que ele me ouviu . Obrigado Jesus!
Daí postei um comentario no blog da nossa amiga e copiei aí pra vcs tá.
Mil bjos á todas e 1 especial pra nossa amiga Maria Tereza !

"Oi amiga .... achei no seu blog o que eu precisa ouvir ou melhor ler...
To um poco chateada por causa da histero que tenho que fazer, alguns obstaculos sabe .. primeiro ñ conseguia marcar o exame no dia certo do ciclo, mas gloria a Deus me ligaram hj cedinho da clinica , consegui uma vaga, depois o medo de ter que pinçar o colo do utero pra injetar o iodo e eu sentir dor, daí descobri que a clinicas que ñ fazem mais isso , que é com sonda , ou seja quase sem dor... daí a propria medica me liga e me explica que ela ñ usa pinça e sim a sonda que é iportada e bla bla , me tranquilizou... Gloria a Deus mais uma vez, daí descobri que meu convenio só cobre o dolorido, pq o material do outro é importado como disse ... e ?
Louvo a Deus de novo, na clinica aceita cartão .. rs
E com o coração apertado , meio ainda que preocupada disse , está nas tuas mãos pai... entro no seu blog e tem essa msg maravilhosa.
Glória a Deus pq ele está conosco !!
Obrigado viu !!
bjssss "

HISTEROSSALPINGOGRAFIA



O que é o exame:
A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino.
É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura.
A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas.
O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro").

Medos e anseios:
É muito comum no consultório receber pacientes que tem verdadeiro terror ao ouvir falar neste exame. Quantas e quantas vezes não ouvi a frase: "faço qualquer coisa, mas não me peça para repetir este exame!".
De certa forma, não posso deixar de tirar a razão das minhas pacientes. A histerossalpingografia quando não é bem indicada e bem realizada, é extremamente dolorosa e desconfortável.
Assim, é obrigação do médico que solicita o exame explicar à paciente como ele é feito e para que está sendo solicitado.
Vale ressaltar que quando o exame é feito seguindo rigorosos critérios e por médicos experientes e com bons equipamentos, não há queixa de dor.
Esquema mostrando a introdução do catéter pelo colo uterino.

Cuidados ao realizar o exame:
A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.
Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!
Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.
É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.
Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.
Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.
Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.
O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino
Seguindo estes cuidados, raramente há queixa de dor e o exame terá uma ótima qualidade, facilitando a interpretação do médico.

GENTEEEEEEEEEEEE......
Eu não tava com medo não mas depois que li fiquei... buaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
Já fiz esse exame uma vez, tipo faz uns 5 anos, e num tinha nada de cateter flexivel... rsrs acho que agora ta mais moderno, melhor né ?
Mas vou viu, sei que vai me fazer bem, é pro bem e procriação da family... rsrsrs
Tomara que o maridão chegue de viagem antes pra me acompanhar , mas se não acho que vou só mesmo, faço na quinta o exame.
Tenho que fazer um beta um dia antes pra levar comprovando que não tem filhote.
Tô ansiosa, tomara que de tudo certo ....
Teve festinha no fds depois coloco fotinha pra vocês , mil beijossssss !!

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?